O projeto das sacolas ecológicas desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, carrega como tema a seguinte frase: ALEGRIA DE AMAR E CUIDAR DA CASA COMUM.
O objetivo, deste projeto é que as sacolas que sejam utilizadas, substituindo as sacolas de mercados, nas compras de mercados e outros produtos de pequenos portes, desenvolvendo assim a consciência ecológica, colocando em prática o amor e o cuidado com a nossa Casa Comum, em sintonia com a fala do Papa Francisco.
A imagem utilizada, foi pensada e criada para que possa levar uma mensagem sobre o Cuidado com a Casa Comum, o nosso planeta. As 3 famílias representam a base da nossa fé, a família, e a Santíssima Trindade. Cada família em um momento diferente demonstra: a união, a alegria e o cuidado com a Criação:
1) Cultivando e cuidando do planeta;
2) Praticando atividades físicas e cuidando da saúde; e
3) Momentos de lazer, descontração e descanso.
O Papa Francisco no centro do planeta, se refere a nossa igreja, sendo a referência da nossa Fé em Cristo. As folhas e os ramos ao redor do planeta, remete a Carta Encíclica Laudato Si Sobre o Cuidado da Casa Comum, sendo levada para todas as nações, refletindo sobre o cuidado com a biodiversidade do planeta e a responsabilidade cultivar e proteger a Criação Divina.
Nosso Bispo Diocesano, Dom Carlos José conheceu o projeto das sacolas ecológicas durante o Crisma, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Apucarana, no momento parabenizou a paróquia por ter vários projetos em sintonia com o plano diocesano e com a Carta Encíclica Laudato Si sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco.
As sacolas ecológicas estarão sendo utilizadas em diversos projetos de integração da Pastoral do Meio Ambiente na coleta de óleo de fritura, com a pastoral da catequese, com a pastoral da liturgia durante o mês da bíblia e no dia devocional de Nossa Senhora de Fátima.