terça-feira, 22 de março de 2022

Celebrando o Dia Mundial da água com missa em nascente e distribuição de água benta.

O Dia Mundial da Água foi celebrado na noite de 21/03, direto de uma nascente que fica no centro do território da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Diocese de Apucarana. 

A celebração aconteceu na propriedade da família Bertacco, no Núcleo Habitacional Papa João Paulo, com a distribuição de água que foram abençoadas pelo padre Anderson Bento que é o Secretário Executivo do  Dom Carlos José de Oliveira Bispo da Diocese de Apucarana

A celebração foi realizada juntamente com o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o padre Laércio José de Lara. 

Esta missa aconteceu na nascente, que abastece o Córrego Jurema que deságua o Rio Pirapó, sendo cuidada por mais de 30 anos pela Família Bertacco. 

Este momento celebrativo foi transmitido pelas páginas do Facebook da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e também da Pastoral da Ecologia Integral da Regional Sul 2.

A família é um exemplo de cuidado com a Casa Comum, principalmente com a água que é este bem tão precioso e fonte de vida da nossa Casa Comum, o nosso planeta.

Esteve presente os integrantes da Pastoral do Meio Ambiente, familiares da Família Bertacco, famílias e amigos vizinhos e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Apucarana, o Sr. Gentil Pereira Filho.

A Pastoral do Meio Ambiente, com o objetivo de estimular direta e indiretamente a preservação da água, realizou neste último final a coleta de 94 litros de óleo de fritura e a distribuição de mais de 200 mudas. Estas atividades faz parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água. 

Todas as atividades tiveram o objetivo de despertar a comunidade sobre a urgência mudança de hábitos e atitudes, principalmente com a água, buscando despertar uma conversão ecológica.

Foto: Membros presentes da pastoral do meio ambiente, juntamente com o padres Laércio José de Lara (esquerda) Anderson Bento (direita).


sábado, 19 de março de 2022

Como foi a distribuição de mudas e a coleta de óleo de fritura do dia 19/03

Aconteceu a distribuição de mais de 210 mudas e a coleta de 94 litros de óleo de fritura usado, neste dia 19/03, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima do pároco Laércio José de Lara, na Diocese de Apucarana de Dom Carlos José.

Foram distribuídas mudas de hibisco e cerejeira em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Apucarana. Também foram doadas mudas de produção própria do viveiro da pastoral do meio ambiente como: pitanga, cereja do rio grande, mexerica, nespera, manga, abacate, goiaba e peroba rosa. 

Em parceria com a EcoFher foram recolhido 94 litros de óleo de fritura usado, a sua maioria será filtrado pela empresa e encaminhado para a fabricação de biodiesel.

Estas atividades vem de encontro ao cuidado com a água. As árvores protegem os mananciais, formam as matas ciliares que são fundamentais para preservação dos rios e nascentes. A destinação correta do óleo de fritura faz com que cada litro deste material deixe de contaminar de 10 mil a 1 milhão de litros de água.

Sabemos que a água é fonte de vida, por isto temos que ter fé e esperança para que possamos ter uma Casa Comum melhor, porém somente isto não basta, precisamos cultivar e guardar a criação de Deus que Ele nos confiou. Neste sentido uma conversão ecológica se faz necessária e de maneira urgente. Aproveitemos este tempo quaresmal para desenvolver uma espiritualidade mais ecológica.

Neste ano de 2022 a pastoral do meio ambiente já distribuiu mais de 250 mudas, sendo a maior parte, frutíferas e de produção do viveiro próprio.




segunda-feira, 7 de março de 2022

Dia 19/03: Coleta de Óleo de fritura usado na paróquia

O óleo de fritura usado é altamente contaminante e precisa ser destinado corretamente. Traga na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana, no dia 19/03/2022 das 9h as 14h, que destinaremos corretamente e você ainda ganha uma sacola ecológica.

Escolhemos esta data, sábado que antecede o Dia Mundial da Água, devido ao óleo descartado incorretamente contaminar de 10 mil a 1 milhão de litros de água. Sendo considerado um grande vilão da água que é fonte de vida.

Ao trazer seu óleo usado, você ainda ganha uma sacola ecológica da Pastoral do Meio Ambiente, contribuindo assim com a nossa Casa Comum, desestimulando o uso de sacolas plástica em suas compras, que é um problema sério da poluição das águas. 

Aproveite este tempo quaresmal para uma conversão não somente espiritual, mas também uma conversão ecológica como o nosso Papa Francisco nos convida em sua Carta Encíclica Laudato Si.


Você sabia que a Pastoral do Meio Ambiente também está no YouTube e no Tik Tok. Clique abaixo e se inscreva:


#paroquianossasenhoradorosariodefátima 
#ecologiaintegral

#pastoraldomeioambiente

terça-feira, 1 de março de 2022

Quer uma ar limpo? Plante uma árvore! Edição março de 2022

Neste mês de março a pastoral do meio ambiente está realizando a distribuição gratuita de mudas. Atividade esta referente a reflexão sobre o Dia Mundial da Água, com o objetivo de estimular:

A preservação, infiltração e absorção da água, recurso tão precioso para a vida do planeta;

Garantir a biodiversidade; e

Auxiliar no equilíbrio do clima no planeta.

Cada pessoa poderá cadastrar até 2 mudas por CPF.

O cadastro das mudas deverá ser realizada até o dia 15/03, de 4 maneira diferentes: 

Na página do Facebook da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana;

Na secretaria paroquial: Rua Rio Pirapó, 219 - João Paulo;

Pelo telefone: 9860-0777; ou 

Faça a reserva da sua muda Clicando aqui. 

Este projeto de arborização ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura que irá fornecer parte das mudas, a outra parte é de produção própria do viveiro de mudas da própria pastoral. A mudas devem auxiliar a arborização urbana, principalmente das calçadas, melhorando assim o clima e a biodiversidade, o escoamento e a infiltração de água em nossa cidade.


A retirada das mudas acontecerá no dia 19/03 das 9 h as 14 h no fundo do estacionamento da paróquia.



Você sabia que a Pastoral do Meio Ambiente também está no YouTube e no Tik Tok. Clique abaixo e se inscreva:


#paroquianossasenhoradorosariodefátima 
#ecologiaintegral

#pastoraldomeioambiente

sábado, 22 de janeiro de 2022

Ex-paroquianos visitam a paróquia e conhecem a Gruta e a Trilha de Nossa Senhora de Fátima localizada no fundo da paróquia.

A família da D. Iraci e Francisco Rotta visitaram, neste sábado 22/01/2022, amigos em Apucarana e aproveitaram para visitar a paróquia, onde eram fiéis até 1990, quando se mudaram do João Paulo para a cidade de Maringá. Ao matar a saudade do antigo atalho que ligava o colégio Heitor a antiga igreja, se depararam, conheceram e se encantaram com o Espaço Devocional de N. Sra de Fátima, com a Gruta e a Trilha, mataram saudade do local, tiraram fotos na pedra, onde Jorge Miguel ia com os seus catequizandos. 

Na foto: Elaine, Cláudia, Iraci e Adriana

Aproveitaram para colher goiabas e

mangas no espaço da trilha.

Relembraram de algumas pessoas

que marcaram a vida da família na

igreja, até aquele período, os

ministros Sr. Olívio, Sr. Paulo e 

Sr. Miguel (In memoriam) e os

catequistas Jorge Miguel e Ivonete

que foram referências para as filhas

do casal Rotta.

Conheceram também o trabalho da

Pastoral do Meio Ambiente e o viveiro

de mudas onde levaram para Maringá

mudas de mexerica.


Você sabia que a Pastoral do Meio Ambiente também está no YouTube e no Tik Tok. Clique abaixo e se inscreva:


#paroquianossasenhoradorosariodefátima 
#ecologiaintegral
#pastoraldomeioambiente

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O Selo Verde sendo apresentado na DATV.

O Selo Verde foi um título criado pela Pastoral da Ecologia Integral da Regional Sul 2 (PEI) como reconhecimento e incentivo para as paróquias que possuem seus trabalhos fundamentados na Carta Encíclica Laudato Si Sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco que foi publicada em 2015.

Com a implantação da Pastoral do Meio Ambiente na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana iniciou vários projetos voltados a Ecologia Integral, envolvendo a comunidade local.

Neste ano de 2021 o site do Vatican News e o jornal impresso do Vaticano o L'Osservatore Romano realizaram uma publicação a nível global das ações realizadas dentro da paróquia. Estas ações romperam os objetivos iniciais da pastoral que era buscar uma conversão ecológica para os paroquianos, com isso levou as práticas locais, realizadas há 3 anos, para o planeta todo, servindo de inspiração para que mais cristãos no planeta todo possa tratar a nossa Ecologia como Integral, com o ser humano parte integrante desta ecologia. 

O resultado de um ano de muitas ações como plantio e distribuição de mudas, coleta de óleo de fritura e eletrônicos, criação do Espaço de Nossa Senhora de Fátima com a trilha eco religiosa e uma gruta, viveiro de mudas dentro da própria paróquia, participação de momentos litúrgicos e de limpeza em alguns pontos do bairro, envolvimento nas carreatas solidárias (com arrecadação de alimentos), assim como participação em lives para mostrar o resultado e o trabalho realizado nesta pastoral, para que possa ser motivo de inspiração para outras paróquias no Brasil e demais países de língua portuguesa, foi premiado com o Selo Verde, que é o reconhecimento da paróquia destaque no período de setembro de 2020 a agosto de 2021 da PEI na Regional Sul 2 da CNBB.

A paróquia teve a honra de receber o Sistema de Comunicação da Diocese de Apucarana, a DATV, que veio conhecer o Selo Verde e as ações pastorais realizadas. Este selo ficará em poder da paróquia até agosto de 2022, neste momento deve ser apresentado 3 novas paróquias destaques que este título de "Paróquia Selo Verde" pelas ações realizadas a partir do Tempo da Criação de 2021. 

O Tempo da Criação se encerrou porém as ações pastorais de cuidar da Casa Comum continua durante todo o ano o nosso planeta não pode deixar de ser cuidado em nenhum momento.   

domingo, 21 de novembro de 2021

Mudas produzidas em vivero próprio da Pastoral rompe barreiras diocesana.

32 Mudas do viveiro da Paróquia N. Sra de Fátima de Apucarana chegaram em Umuarama. 

Luiz Antoniassi, coordenador Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral (PEI) de Umuarama e Articulador da PEI da Regional Sul 2 possui um projeto individual de plantar 1 muda de árvore por dia durante um ano. Com o objetivo de auxiliá-lo neste desafio de fazer a sua parte para cuidar da nossa Casa Comum a Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana lhe enviou um total de  32 mudas sendo elas de Araucária, Pitanga e Cereja do Rio Grande.

Um brilhante projeto individual... você já pensou em fazer uma ação parecida? Mesmo que não seja no mesmo ritmo, talvez plantar 1 muda por semana ou 1 muda por mês. Você pode fazer a diferença. Ajude a cuidar da nossa Casa Comum.

Neste ano de 2021 o viveiro de mudas da pastoral produziu mais de 450 mudas que foram doadas e plantadas em diversos projetos.

O objetivo é de distribuir e/ou plantar mais de 100 mudas até o final deste ano.

Estes são alguns projetos práticos para o Cuidado da nossa Casa Comum em defesa de um planeta melhor.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Benção com distribuição de alimentos para os animais na Missa de São Francisco de Assis

Ocorreu a benção e a distribuição de diversos tipos de alimentos para animais na véspera do dia de São Francisco de Assis, no dia 03/10, finalizando a celebração do Tempo da Criação pela Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana.

A benção dos alimentos ocorreu nas 3 missas do domingo, 8h, 10h e 19h, com a entrega após as missas. Coincidentemente nos horários das missas fomos abençoados pela chuva que se estendeu durante o dia todo.

Esta ação já vem sendo realizada há 3 anos pela Pastoral do Meio Ambiente em nossa paróquia.

Foram distribuídas alimentos bentos de cães, gatos, aves, roedores e peixes. A doação dos alimentos foram realizadas por 2 comércios de rações e pet shop do bairro o AGROSILVA e o L&M PET SHOP. 

Esta é uma ação simbólica para lembrarmos de São Francisco de Assis, o patrono da Ecologia, e o seu cuidado com a criação de Deus, os animais e a natureza a qual somos parte da criação divina e que o Criador nos confiou para guardar e cultivar.

A Liturgia da missa das 8h ficou de responsabilidade da Pastoral do Meio Ambiente, com a presença de alguns integrantes da pastoral que participam ativamente das ações promovidas.
A distribuição após as demais missas também ficou de responsabilidade da Pastoral do Meio Ambiente.


segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Como foi a entrega de mudas e a coleta de óleo de fritura na Paróquia Nossa Senhora de Fátima?

No dia 25/09/2021 aconteceu, no fundo da paróquia, a entrega de 230 mudas e a coleta de 145 litros de óleo de fritura usado realizada pela Pastoral do Meio Ambiente. 
Desde o início das atividades já foram distribuídas mais de 650 mudas para a comunidade e recolhido mais de 1.170 litros de óleo de fritura usado.
A Distribuição de mudas teve parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Apucarana que forneceu 89 mudas de hibisco e cerejeira de acordo com o cadastramento prévio. 

As demais mudas (pitanga, pitanga silvestre, coqueiro, araucária e cítricas) foram de produção própria pelo viveiro de mudas da Pastoral do Meio Ambiente.

Esta é uma das atividades desenvolvida pela Pastoral do Meio Ambiente da paróquia durante a celebração do Tempo da Criação, incentivando a comunidade a desenvolver a conversão ecológica.

Também neste dia foi realizada a limpeza, recolhido lixo, do espaço de Nossa Senhora de Fátima, onde temos a Gruta e a Trilha em louvor a padroeira da paróquia.

O viveiro de mudas também teve a manutenção, com a organização do espaço e plantio das mudas para que possa ser distribuídas para a comunidade em momentos futuros.

Estas ações despertaram o interesse da Rede Massa que esteve presente conhecendo os projetos, acompanhando e fazendo a cobertura ao vivo esta ação. Também foi uma maneira muito importante para despertar a conversão ecológica a nível regional e estadual.

Confira alguns momentos deste projeto no vídeo abaixo:

#TempoDaCriação
#LaudatoSi2021
#TempodaCriação2021
#CasaComum
#DistribuiçãoDeMudas
#ColetaDeOleo

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mães Intercessoras rezam o Terço no Espaço de Nossa Senhora de Fátima

As Mães Intercessoras se reúnem na Gruta de Nossa Senhora de Fátima para rezar para os filhos, neste dia 23/09. 

Iniciaram rezando o Terço, logo em seguida em procissão foram cantando e orando até a paróquia. 

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana as Mães Intercessoras se reúnem semanalmente nas quintas-feira as 18h.

Momento muito emocionante, quando as mães rezam o terço para seus filhos em frente a Nossa Senhora de Fátima, na gruta que foi pensada para acolher as pastorais, os movimentos, a catequese, os grupos diversos e as famílias para momentos de espiritualidade como este.


domingo, 19 de setembro de 2021

Cuidar da Casa Comum também é plantar mudas e coletar lixo do rio

Foi realizado o plantio, neste sábado, 18/09, de mais de 30 mudas e a limpeza de córregos pela Pastoral do Meio Ambiente, vizinhos e o Gestor do SESC de Apucarana.
A equipe da Pastoral do Meio Ambiente escolheu, neste Tempo da Criação, o córrego Jurema para realizar o plantio de mais de 30 mudas, que foram produzidas pela própria pastoral, por estar no centro do território da Paróquia e dividir a parte urbana desta comunidade ao meio.
Ao iniciar as atividades, tivemos um momento de direção espiritual conduzida pelo ministro Osmar Caniato.
Foi realizada a leitura e reflexões sobre o livro do Gênesis, citando o cuidado de Deus ao realizar a sua Criação e a responsabilidade que nos confiou para guardar e cultivar a Criação, ou seja, o nosso planeta.
Este espaço escolhido para o plantio é um ambiente cuidado por diversos vizinhos que há alguns anos atrás estavam preocupados com a quantidade de lixo jogado neste local. Os moradores realizam uma parceria com a prefeitura municipal para recuperar este lugar. Desde então cada morador cuida de um espaço específico.
Dentro desta dinâmica a Pastoral do Meio Ambiente procurou as pessoas que cuidam e protegem estes pedacinhos da nossa Casa Comum para plantar algumas mudas de espécies que produzem frutos, pensando também na busca de alimentos da fauna local. 
Foram plantadas, pitangas, abacates e frutas cítricas.
Tivemos a presença e o auxílio de uma das famílias que cuida de um destes espaços, da senhora Natalina Francisco Bueno.
Também esteve presente o gestor da unidade do SESC Apucarana, o Ronaldo Romani Ficagno, o qual possui familiares que ajudam a cuidar de um destes espaços. 
Pensando na fácil adaptação destas mudas, após as covas prontas, foram enchidas de água para que o solo pudesse absorver bastante água e ficar armazenada por um período onde a planta possa retirar a umidade necessária para a sua adaptação e início do desenvolvimento. 
Após o plantio foi realizada novamente a rega para que o solo houve uma melhor acomodação e a umidade atingisse o espaço por completo. 
Conheça o espaço que foi adotado pelos moradores locais e cuidam desse espaço comum, como todos nós deveríamos cuidar da nossa Casa Comum.
Aproveitamos o momento para que fosse realizada a limpeza em parte do leito do córrego Jurema e também do córrego Ipiguá.
Foram retirados vários sacos de lixo retirado destes dois córregos. Lixos estes que que chegam até o local através da galeria de água pluvial.
Estes 2 córregos recebem, no seu percurso, toda a água da chuva dos nossos bairros.
Encontramos marcas de erosão provocada pelas águas pluviais, que aumentam de 10 a 20 vezes o volume de água levando lixo para as margens e retirando parte do solo das margens destes córregos.
Acompanhe alguns momentos de como foi a limpeza destes córregos:





Conheça as mais visitadas: