sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança - parte 1

A Pastoral do Meio Ambiente, preocupada com o Cuidado da Casa Comum, como prega Papa Francisco, em busca de um desenvolvimento responsável e sobre a preservação ambiental, iniciou visitas nas nascentes que abrange a área da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, com o objetivo de conhecer, conscientizar e desenvolver projetos voltados para esse bem comum e tão precioso, que é fonte de vida, a água.

O município de Apucarana se encontra sobre um espigão que é um divisor de águas, com muitas nascentes, de 3 bacias hidrográficas muito importantes do estado do Paraná, que são: Rio Tibagi, Rio Ivaí e Rio Pirapó. Este último é o responsável pelo abastecimento de água da cidade de Apucarana, município onde o mesmo nasce em perímetro urbano, ou seja, na cidade. Todas as nascentes que são responsáveis pelo abastecimento de água do nosso município, nascem dentro do limite do nosso município. 

Os córregos Jurema e Ipiguá, que margeiam os limites da nossa paróquia, se juntam e desaguam diretamente o Rio Pirapó, que por sua vez abastece a cidade de Apucarana, portanto somos responsáveis por cuidar e preservar as nascentes que fornecem água para nós mesmo. A partir desta realidade nos tornamos ainda mais responsáveis em cuidar da nossa Casa Comum, como Papa Francisco se refere ao planeta Terra, em sua carta Encíclica Laudato Si, com ações que auxiliam direta e indiretamente na preservação das águas e das matas ciliares.

Fonte: adaptado do site http://www.apucarana.pr.gov.br/site/plano-diretor/
Fonte: adaptado do site http://www.apucarana.pr.gov.br/site/plano-diretor/

A primeira visita deste projeto, foi realizada na propriedade da família Bertacco, que cuida deste espaço, há aproximadamente 30 anos, mesmo antes de se tornar área urbana, onde eram responsáveis por esta nascente que irrigava a horta da família, atividade que ainda é mantida pela matriarca da família e uma das suas filhas, até nos dias atuais.

Esta visita inicial, foi acompanhada pelo idealizador deste projeto e pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, padre Laércio José de Lara, onde a família Bertacco nos acolheu com muito carinho neste espaço que se confunde com a história da família, em Apucarana, de onde vieram de Mato Grosso para se instalarem na nossa cidade.

A nascente principal está demarcada bem próximo a uma figueira, plantada pelo patriarca da família, para demarcar o local. Árvore esta, protegida por Lei, mais um motivo para que esta nascente seja preservada por gerações futuras.

Fazem questão de manter uma plantação de bananeira sobre o local, segundo a tradição de gerações, esta espécie ajuda a preservar as nascentes.

Cuidam com muito zelo, carinho e amor esta nascente, para que a mesma possa continuar jorrando a água, fonte de vida. 
 
Quando realizaram a construção da moradia da família, tiveram o privilégio de poder contar com essa visão e integração com a nascente que abastecia e abastece a horta mantida pela família, que foi por muitos anos a principal fonte de renda da família. 
A água é fonte de vida, devemos preservá-la para a manutenção e preservação da vida. Deus criou o mundo e nos confiou para cuidar e cultivar, portanto vamos fazer com responsabilidade e consciência, para a nossa e as futuras gerações. 

#LAUDATOSI


Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom 
#paroquianossasenhoradorosariodefátima 
#dioceseonline
Se inscreva no canal oficial da Diocese: youtube.com/diocesedeapucarana 
Pastoral da Comunicação/Sistema D.A de Comunicação - Levando a Diocese até você!

Conheça as mais visitadas: