quarta-feira, 31 de março de 2021

Trilha Ecorreligiosa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, temos uma trilha contando as 6 aparições de Nossa Senhora, em Fátima. Esta trilha foi construída e está sendo realizada a manutenção pela Pastoral do Meio Ambiente.

A localização da trilha é exatamente atrás da paróquia, ao fundo do estacionamento novo, possui um percurso de 240 metros onde podemos estar em profunda oração, ao mesmo tempo, contemplando a belezas da Criação, a natureza, que está se desenvolvendo em sintonia com o Criador.
Um ótimo local para rezar o terço em família, contemplar as aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, conhecer algumas curiosidades de algumas plantas, que possuem placas de identificação e estar em sintonia com o Criador, contemplando também a sua Criação.
Crédito das fotos: Iris Cristina

#LAUDATOSI


Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#casacomum
#trilhaecologica
#pastoraldomeioambiente
#paroquianossasenhoradorosariodefátima

 





terça-feira, 23 de março de 2021

Como foi a Missa do Dia Mundial da Água na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana?

O dia Mundial da Água (22 de março de 2021) foi marcado pela Missa das Águas, celebrada pelos padre Laércio José de Lara e Marcos Bertanha, em uma nascente, na propriedade particular da família Bertacco, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Apucarana. Ao final teve a benção das águas e distribuição para os participantes. Veja no vídeo abaixo como aconteceu a missa:

Papa Francisco nos pede para buscar uma conversão ecológica, em sua carta Encíclica Laudato Si, com este objetivo a pastoral do meio ambiente está olhando mais atentamente, neste ano, para um dos recursos mais importantes que temos no planeta, a água.
Desde o início do ano foi realizada várias visitas nas nascentes para conhecer onde nasce e como nasce este bem tão precioso dentro da área de abrangência da nossa paróquia. 
Durante as visitas percebeu-se a necessidade de celebrar em um local tão especial, dentre várias nascentes que encontramos.
A Santa Missa também foi transmitida pela página do Facebook da Paróquia. (Assista a transmissão clicando aqui) 

Conheça alguns integrantes da pastoral do meio ambiente:
Iniciando pela esquerda, á frente: Padre Laércio José de Lara, agachados: Padre Marcos Bertanha e Gentil Pereira (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Apucarana) e Jenny Garcia.
Da Direita para a esquerda: Valnice Pereira Loch, Hélio, Maria Santos (Graça), Amauri Henrique Rosina, Eliana Rocha (Representando a Secretaria da Mulher e a associação dos moradores) e André Ribeiro.
Ao fundo: Anita (ministra da eucaristia) e Elder Gravena (responsável pela transmissão).

Crédito das fotos: Iris Cristina

#LAUDATOSI


Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#diamundialdaagua
#missadasaguas
#pastoraldomeioambiente
#paroquianossasenhoradorosariodefátima


sexta-feira, 19 de março de 2021

Conheça o Informativo da Pastoral do Meio Ambiente

Em comemoração aos 2 anos da pastoral do meio ambiente, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi lançado o Informativo da Pastoral do Meio Ambiente. Neste material consta as principais atividades realizadas pela pastoral neste período de 2 anos desde a sua criação. Assista o vídeo para conhecer o material:

O Objetivo deste material será de mostrar o trabalho realizado pela pastoral do meio ambiente e a conscientização da comunidade local sobre o cuidado com a Casa Comum. 
Devido a pandemia este material será divulgado de maneira impressa, para parte da comunidade e devido a pandemia poderá ser retirado no bairro nas padarias, farmácia e pet shop do bairro e na secretaria paroquial.
Também poderá ser divulgado o vídeo explicativo contendo o material (CLIQUE AQUI) e também o material em formato de imagem:


Também é possível acessar o material em formato PDF (CLIQUE AQUI).

Acesse o material e conheça como a pastoral do meio ambiente está cuidando da Casa Comum e como você também pode ajudar a cuidar dela e começar a sua caminhada em busca de uma conversão ecológica.
A nossa pastoral nasceu com o objetivo principal para dar suporte para a 6ª Caminhada Ecorreligiosa, com o passar do tempo foi se encorpando e se tornando mais dinâmica, surgindo novos projetos, parceiros e integrantes.  Com a chegada da pandemia viu-se a necessidade de alterar o formato de algumas ações, pensando no cuidado com os seus integrantes a da comunidade envolvida nas ações. A Caminhada Ecorreligiosa foi suspensa, outras atividades com intervalos de tempos maiores, mas as ações e conscientizações continuam, agora com uma força maior nas redes sociais: no blog da pastoral, no canal no YouTube, nos grupos de WatsApp e na página do Facebook da paróquia

#LAUDATOSI



Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom 
#paroquianossasenhoradorosariodefátima





quinta-feira, 18 de março de 2021

Como foi o arrastão de limpeza no "Quarteirão das mangas" em 31/10/2020

No dia 31 de setembro de 2020 aconteceu a primeira atividade da pastoral do meio ambiente no "Quarteirão das mangas", um local que fica bem no meio no Núcleo Habitacional Papa João Paulo. Este local sempre foi alvo de reclamação dos moradores, nos meios de comunicação, devido ao descarte irregular de lixo, entulho e móveis velho no local.

Os moradores procuraram a pastoral do meio ambiente para que pudéssemos somar forças para realizar a limpeza e conscientizar a população local. A quantidade de material retirado do local, que posteriormente foi recolhido pela prefeitura, foi bem maior do que prevíamos. Foram encontrados muitos recipientes com água parada, servindo de criadores para transmissores de doenças, principalmente o mosquito Aedes Aegypti.
O Cuidado com a Casa Comum, como Papa Francisco sugere em sua carta Encíclica Laudato Si (2015), é fundamental para que possamos ter um ambiente em harmonia e em sintonia com a população. Muitos moradores da região acabavam descartando os materiais no espaço, sem ter noção do perigo para a saúde pública, até mesmo para eles, além da contaminação do ambiente, do solo e da água. É muito importante quando a comunidade local passa a se importar com o ambiente em que vive, começa a cuidar e monitorar espaços como este. 
Esta atenção dos próprios moradores com o ambiente local, significa que passaram a: 
Se importar com o ambiente em que vivem; 
Ter cuidado com a questões relacionado a saúde pública dos seu familiares e vizinhos; 
Se preocupar com o destino correto do lixo; 
Compreender o perigo da contaminação do solo e lençóis freáticos com o lixo;
Cuidar e preocupar com a Casa Comum como ser integrante do ambiente local e regional.
No final da atividade, não pudemos deixar de ver e compreender a ação da urbanização em uma nascente:
Precisamos, antes de julgar o processo de urbanização, compreender que a nossa sociedade está em evolução e muitos dos nossos colonizadores não tinham conhecimento necessário na época, porém vale refletir que os erros do passado servem para melhorar e corrigir as nossas ações atuais e futuras. Nosso Planeta não pode esperar por ações das gerações futuras, precisamos de uma conversão ecológica para a atual geração, para que as crianças possam crescer convivendo com ações de responsabilidade ambiental. 

#LAUDATOSI



Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom 
#paroquianossasenhoradorosariodefátima

 



sábado, 13 de março de 2021

Dia devocional de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é marcado por plantio de árvores

Neste sábado, 13 de março, dia devocional a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi marcado pelo plantio de 33 mudas, pela Pastoral do Meio Ambiente.

No local conhecido como "Quarteirão das Mangas", no centro do Núcleo Habitacional Papa João Paulo, abrangendo o encontro das ruas Rio Goioerê, Rio Alonzo e Rio Formoso, a pastoral do meio ambiente, junto com os moradores, plantarão 33 mudas de hibisco. Este número de 33 mudas nos remete há uma reflexão sobre a idade, da morte e ressurreição, de Jesus Cristo, que neste período quaresmal deve ser mais intensa.

Portanto a pastoral do meio ambiente, nos convida para além de uma conversão espiritual, também a uma conversão ecológica, como o papa Francisco nos sugere
na sua Carta Encíclica Laudato Si, sobre o Cuidado da Casa Comum. 

Este foi um dos projetos mais rápidos, já realizados, pela pastoral do meio ambiente, surgiu da ideia dos moradores, que buscou a pastoral do meio ambiente no dia 7, que por sua vez somou forças com a associação dos moradores no dia 8, apresentado para a Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Agricultura no dia 8, a qual fez a perfuração dos buracos no dia 11 e a doação das mudas, no dia 12. 

Estas mudas foram plantadas, na manhã do dia 13, por moradores e integrantes da pastoral do meio ambiente.  
Durante o plantio foram surgindo moradores, do entorno, se dispondo para cuidar das mudas e regar até que estejam pegas. 
Estes moradores são exemplos, a ser seguido, de pessoas que buscam cuidar do espaço, onde é próximo de onde moram. 
Estas atitudes surgiram espontaneamente e em sintonia com o pedido realizado pelo Papa Francisco para que tenhamos um olhar especial para a natureza, um cuidado com a nossa Casa Comum, cuidando-a e protegendo-a.
No decorrer do plantio observou-se lixos espalhados pelo local. Resolveu-se então aproveitar o momento e realizar a limpeza, retirando o lixo que eram possíveis criadores de transmissores de doenças, como: Aedes Aegypti, escorpiões, baratas, moscas entre outros. O Cuidado com a Casa Comum deve ser completo, como o lixo, não deveria, mas fazia parte do ambiente, deveria ser retirado, como foi recolhido para tentar deixar o ambiente mais acolhedor e com menos riscos a saúde pública dos moradores do entorno.    
Espera-se que atitudes como esta estimula a população a ter um cuidado melhor com o local onde moram, os seus bairros.
O nosso pároco Laércio José de Lara veio acompanhar de perto esta atividade que faz parte das atividades do dia devocional a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

#LAUDATOSI



Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom 
#paroquianossasenhoradorosariodefátima


domingo, 7 de março de 2021

Projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança - parte 4

Em busca de conhecer a nossa Casa Comum, como Papa Francisco se refere ao planeta Terra, continuamos neste período quaresmal, além de uma conversão espiritual, a busca de uma conversão ecológica.

Este é um dos afluentes do córrego Jurema, entre o Núcleo Habitacional Papa João Paulo e o Osmar Guaraci Freire e Gramados. Observando esta imagem, parece mais um parque ou bosque. 

Vários vizinhos se juntaram para cuidar da margem do córrego, que antigamente era depósito de lixo, entulho e criadores de transmissores de doenças. Um exemplo prático de cuidado da Casa Comum, transformação de um problema ambiental em um cantinho do paraíso, ao lado das suas casas.
A poucos metros a frente possamos observar o reflexo do cuidado e respeito com a Criação de Deus.
Podemos observar uma nascente perene, que são aquelas que só aparecem em épocas de chuvas.
A importância da mata ciliar faz com que os rios possam ter vida, vida em abundância, como podemos ver no vídeo a seguir:
Apesar de possui a mata ciliar ao seu entorno, o córrego Jurema se encontra entre 3 bairros e recebe há mais de 40 anos muita água pluvial, em períodos de chuva, vamos que o que esta água da chuva pode fazer?
Apesar dos problemas encontrados, a natureza não desiste, ela persiste, luta e enfrenta as diversidades e superando-as.
Ao lado de uma árvore que luta para sobreviver, luta pela vida, vemos a água, que é fonte de vida jorrar com muita vitalidade, parecendo dar força e esperança para a árvore caída ao lado.
Precisamos urgentemente conhecer o local onde vivemos, compreender que fazemos parte dele, e que respeitá-lo e cuidá-lo é primordial para que tenhamos vida e vida em abundância.
A água chega a jorrar da rocha, com sabedoria, mesmo encontrando suas dificuldades e empecilhos provocado por ações humanas, a natureza age com fé e esperança para atingir o seu objetivo de promover a vida para o planeta:
Quando observamos a natureza, percebemos que ela tenta se recompor das ações humanas, perdoar os erros cometidos contra ela e tentar, na medida do possível corrigir:
Moramos em áreas urbanas, muitas vezes não percebemos que para produzirmos bem estar, realizamos ações que podem interferir no nosso futuro e o futuro do nosso planeta, um problema sério é a absorção das águas das chuvas. Quando não temos a infiltração, matamos as nascentes, literalmente de sede, e também matamos elas por excesso de água, nos dias de chuvas, pois as galerias levam as águas urbanas diretamente para os leitos dos rios, escavando suas margens e assoreando.
Vamos finalizar, pelo início, isto mesmo, pelo início, mas da parte visível do córrego Jurema. Percebemos que num passado, para construir um habitat humano, foi sacrificado o habitat natural, porém a natureza luta com Fé e Esperança, para trazer a Vida, para a fauna, a flora e para o ser humano.
Neste período quaresmal precisamos de uma conversão ecológica, mas que seja completa, com ações prática, quer seja dentro das nossas casas, como na rua, pois tudo está interligado e tudo é interdependente, somos parte do planeta, da Criação de Deus, não somos donos, muito menos superiores a Criação, pois também somos parte da Criação. 


#LAUDATOSI



Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom 
#paroquianossasenhoradorosariodefátima 
#dioceseonline
Se inscreva no canal oficial da Diocese: youtube.com/diocesedeapucarana 
Pastoral da Comunicação/Sistema D.A de Comunicação - Levando a Diocese até você!

Conheça as mais visitadas: