quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mães Intercessoras rezam o Terço no Espaço de Nossa Senhora de Fátima

As Mães Intercessoras se reúnem na Gruta de Nossa Senhora de Fátima para rezar para os filhos, neste dia 23/09. 

Iniciaram rezando o Terço, logo em seguida em procissão foram cantando e orando até a paróquia. 

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Apucarana as Mães Intercessoras se reúnem semanalmente nas quintas-feira as 18h.

Momento muito emocionante, quando as mães rezam o terço para seus filhos em frente a Nossa Senhora de Fátima, na gruta que foi pensada para acolher as pastorais, os movimentos, a catequese, os grupos diversos e as famílias para momentos de espiritualidade como este.


domingo, 19 de setembro de 2021

Cuidar da Casa Comum também é plantar mudas e coletar lixo do rio

Foi realizado o plantio, neste sábado, 18/09, de mais de 30 mudas e a limpeza de córregos pela Pastoral do Meio Ambiente, vizinhos e o Gestor do SESC de Apucarana.
A equipe da Pastoral do Meio Ambiente escolheu, neste Tempo da Criação, o córrego Jurema para realizar o plantio de mais de 30 mudas, que foram produzidas pela própria pastoral, por estar no centro do território da Paróquia e dividir a parte urbana desta comunidade ao meio.
Ao iniciar as atividades, tivemos um momento de direção espiritual conduzida pelo ministro Osmar Caniato.
Foi realizada a leitura e reflexões sobre o livro do Gênesis, citando o cuidado de Deus ao realizar a sua Criação e a responsabilidade que nos confiou para guardar e cultivar a Criação, ou seja, o nosso planeta.
Este espaço escolhido para o plantio é um ambiente cuidado por diversos vizinhos que há alguns anos atrás estavam preocupados com a quantidade de lixo jogado neste local. Os moradores realizam uma parceria com a prefeitura municipal para recuperar este lugar. Desde então cada morador cuida de um espaço específico.
Dentro desta dinâmica a Pastoral do Meio Ambiente procurou as pessoas que cuidam e protegem estes pedacinhos da nossa Casa Comum para plantar algumas mudas de espécies que produzem frutos, pensando também na busca de alimentos da fauna local. 
Foram plantadas, pitangas, abacates e frutas cítricas.
Tivemos a presença e o auxílio de uma das famílias que cuida de um destes espaços, da senhora Natalina Francisco Bueno.
Também esteve presente o gestor da unidade do SESC Apucarana, o Ronaldo Romani Ficagno, o qual possui familiares que ajudam a cuidar de um destes espaços. 
Pensando na fácil adaptação destas mudas, após as covas prontas, foram enchidas de água para que o solo pudesse absorver bastante água e ficar armazenada por um período onde a planta possa retirar a umidade necessária para a sua adaptação e início do desenvolvimento. 
Após o plantio foi realizada novamente a rega para que o solo houve uma melhor acomodação e a umidade atingisse o espaço por completo. 
Conheça o espaço que foi adotado pelos moradores locais e cuidam desse espaço comum, como todos nós deveríamos cuidar da nossa Casa Comum.
Aproveitamos o momento para que fosse realizada a limpeza em parte do leito do córrego Jurema e também do córrego Ipiguá.
Foram retirados vários sacos de lixo retirado destes dois córregos. Lixos estes que que chegam até o local através da galeria de água pluvial.
Estes 2 córregos recebem, no seu percurso, toda a água da chuva dos nossos bairros.
Encontramos marcas de erosão provocada pelas águas pluviais, que aumentam de 10 a 20 vezes o volume de água levando lixo para as margens e retirando parte do solo das margens destes córregos.
Acompanhe alguns momentos de como foi a limpeza destes córregos:





segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Sacolas ecológicas ganham espaço na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana.

O projeto das sacolas ecológicas desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, carrega como tema a seguinte frase: ALEGRIA DE AMAR E CUIDAR DA CASA COMUM.


O objetivo, deste projeto é que as sacolas que sejam utilizadas, substituindo as sacolas de mercados, nas compras de mercados e outros produtos de pequenos portes, desenvolvendo assim a consciência ecológica, colocando em prática o amor e o cuidado com a nossa Casa Comum, em sintonia com a fala do Papa Francisco.

Foram confeccionadas em algodão cru, tecido de origem vegetal, na sua cor natural, para que possa ter o menor impacto ambiental possível, em sintonia com o respeito a nossa casa Comum, o meio ambiente. 

A imagem utilizada, foi pensada e criada para que possa levar uma mensagem sobre o Cuidado com a Casa Comum, o nosso planeta. As 3 famílias representam a base da nossa fé, a família, e a Santíssima Trindade. Cada família em um momento diferente demonstra: a união, a alegria e o cuidado com a Criação: 

1) Cultivando e cuidando do planeta; 

2) Praticando atividades físicas e cuidando da saúde; e 

3) Momentos de lazer, descontração e descanso.

O Papa Francisco no centro do planeta, se refere a nossa igreja, sendo a referência da nossa Fé em Cristo. As folhas e os ramos ao redor do planeta, remete a Carta Encíclica Laudato Si Sobre o Cuidado da Casa Comum, sendo levada para todas as nações, refletindo sobre o cuidado com a biodiversidade do planeta e a responsabilidade cultivar e proteger a Criação Divina.

Nosso Bispo Diocesano, Dom Carlos José conheceu o projeto das sacolas ecológicas durante o Crisma, na  Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Apucarana, no momento parabenizou a paróquia por ter vários projetos em sintonia com o plano diocesano e com a Carta Encíclica Laudato Si sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco.

As sacolas ecológicas estarão sendo utilizadas em diversos projetos de integração da Pastoral do Meio Ambiente na coleta de óleo de fritura, com a pastoral da catequese, com a pastoral da liturgia durante o mês da bíblia e no dia devocional de Nossa Senhora de Fátima.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Iniciando o Cuidado com a Casa Comum, neste Tempo da Criação, com cuidados dentro da nossa paróquia


Neste último sábado, 04/09, a Pastoral do Meio Ambiente realizou atividades práticas de Cuidado com a Casa Comum em espaços dentro da paróquia, como cuidado com as mudas de árvores, plantio de flores e cuidados na Gruta e na Trilha de Nossa Senhora de Fátima. 

Os integrantes da Pastoral do Meio Ambiente realizaram atividades diversas no espaço dentro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana:

Foram realizados cuidados no estacionamento novo; 

Plantio de flores e organização e regas no espaço da Gruta; 

Substituição e reparo de placas no percurso da Trilha Eco Religiosa; 

Cuidados, limpeza e seleção das mudas que serão distribuídas para a comunidade no dia 25/09.

Esta foi a primeira atividade prática em celebração ao Tempo da Criação demonstrando o Cuidado com a Natureza, com o meio ambiente, com o nosso planeta pela Pastoral do Meio Ambiente, fundamentadas na Carta Encíclica Sobre o Cuidado da Casa Comum do Papa Francisco. 

Tivemos a presença, durante as atividades, do nosso pároco Laércio José de Lara que é um grande motivador das atividades que integram o ecológico com a espiritualidade.