domingo, 19 de setembro de 2021

Cuidar da Casa Comum também é plantar mudas e coletar lixo do rio

Foi realizado o plantio, neste sábado, 18/09, de mais de 30 mudas e a limpeza de córregos pela Pastoral do Meio Ambiente, vizinhos e o Gestor do SESC de Apucarana.
A equipe da Pastoral do Meio Ambiente escolheu, neste Tempo da Criação, o córrego Jurema para realizar o plantio de mais de 30 mudas, que foram produzidas pela própria pastoral, por estar no centro do território da Paróquia e dividir a parte urbana desta comunidade ao meio.
Ao iniciar as atividades, tivemos um momento de direção espiritual conduzida pelo ministro Osmar Caniato.
Foi realizada a leitura e reflexões sobre o livro do Gênesis, citando o cuidado de Deus ao realizar a sua Criação e a responsabilidade que nos confiou para guardar e cultivar a Criação, ou seja, o nosso planeta.
Este espaço escolhido para o plantio é um ambiente cuidado por diversos vizinhos que há alguns anos atrás estavam preocupados com a quantidade de lixo jogado neste local. Os moradores realizam uma parceria com a prefeitura municipal para recuperar este lugar. Desde então cada morador cuida de um espaço específico.
Dentro desta dinâmica a Pastoral do Meio Ambiente procurou as pessoas que cuidam e protegem estes pedacinhos da nossa Casa Comum para plantar algumas mudas de espécies que produzem frutos, pensando também na busca de alimentos da fauna local. 
Foram plantadas, pitangas, abacates e frutas cítricas.
Tivemos a presença e o auxílio de uma das famílias que cuida de um destes espaços, da senhora Natalina Francisco Bueno.
Também esteve presente o gestor da unidade do SESC Apucarana, o Ronaldo Romani Ficagno, o qual possui familiares que ajudam a cuidar de um destes espaços. 
Pensando na fácil adaptação destas mudas, após as covas prontas, foram enchidas de água para que o solo pudesse absorver bastante água e ficar armazenada por um período onde a planta possa retirar a umidade necessária para a sua adaptação e início do desenvolvimento. 
Após o plantio foi realizada novamente a rega para que o solo houve uma melhor acomodação e a umidade atingisse o espaço por completo. 
Conheça o espaço que foi adotado pelos moradores locais e cuidam desse espaço comum, como todos nós deveríamos cuidar da nossa Casa Comum.
Aproveitamos o momento para que fosse realizada a limpeza em parte do leito do córrego Jurema e também do córrego Ipiguá.
Foram retirados vários sacos de lixo retirado destes dois córregos. Lixos estes que que chegam até o local através da galeria de água pluvial.
Estes 2 córregos recebem, no seu percurso, toda a água da chuva dos nossos bairros.
Encontramos marcas de erosão provocada pelas águas pluviais, que aumentam de 10 a 20 vezes o volume de água levando lixo para as margens e retirando parte do solo das margens destes córregos.
Acompanhe alguns momentos de como foi a limpeza destes córregos: