Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, nos dias 04, 05 e 06/08, ocorreu o Crisma, com a presença do nosso bispo diocesano Dom Carlos José. Cada um dos 114 crismados recebeu uma muda de pitanga, já os padrinhos ganharam uma sacola ecológica.
Este projeto foi idealizado pela pastoral do meio ambiente, juntamente com o pároco, padre Laércio José de Lara.
As mudas de pitanga são de produção própria da pastoral do meio ambiente, em seu viveiro, localizado dentro da paróquia. Elas devem ser cuidadas, regadas a cada 2 dias e replantadas em um período muito simbólico para a nossa igreja, durante o Tempo da Criação, de 01/09 a 04/10.
Como é uma planta de crescimento considerado médio, pode chegar de 3 a 4 metros de altura, quando adulta, deve ser plantada na calçada, afastada 50 cm do asfalto, dentro dos quintais ou em outra área que seja de fácil acesso para o seu cultivo, como a rega, a limpeza e a colheita dos frutos.
Os pais e os catequistas, juntamente com a igreja, plantaram a semente da FÉ, cuidaram, regaram, incentivaram, o crescimento espiritual. A pastoral do meio ambiente, plantou, cuidou e regou estas mudas que estão sendo entregues, assim como precisamos plantar e cultivar a nossa FÉ.
A partir do recebimento deste sacramento, tão importante, cabe aos crismados e aos padrinhos, a responsabilidade de cultivar e cuidar da FÉ, para que possa frutificar com o passar do tempo. Ao receber estas mudas, os crismados terão a responsabilidade dupla: de cuidar, regar, adubar, cultivar, para que possa crescer, desenvolver e frutificar, tanto na FÉ, como as mudas de pitanga que receberam. Esperamos que os frutos, da nossa FÉ e das pitangueiras, possam servir como fonte de vida e alimento.
As sacolas ecológicas, que foram entregues para os padrinhos e madrinhas, carregam o tema: ALEGRIA DE AMAR E CUIDAR DA CASA COMUM. Com o objetivo que possa ser usada, substituindo as sacolas de mercados, em pequenas compras, desenvolvendo assim a consciência ecológica, colocando em prática o amor e o cuidado com a nossa Casa Comum. Foram confeccionadas de algodão cru, de origem vegetal, na sua cor natural, em sintonia com o respeito a nossa casa Comum, o meio ambiente.
Estas duas lembranças foram distribuídas para os 114 crismados e seus padrinhos no decorrer dos três dias do Crisma, com o objetivo de despertar a responsabilidade do Cuidado, com a Nossa Casa Comum, da Criação de Deus, da natureza e da nossa FÉ. O principal objetivo é de desenvolver um crescimento espiritual e ecológico.
#PastoralDoMeioAmbiente
#PastoralDaEcologiaIntegral
#Crisma
#LaudatoSi
#SacolasEcológicas
#EcoBags