domingo, 7 de março de 2021

Projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança - parte 4

Em busca de conhecer a nossa Casa Comum, como Papa Francisco se refere ao planeta Terra, continuamos neste período quaresmal, além de uma conversão espiritual, a busca de uma conversão ecológica.

Este é um dos afluentes do córrego Jurema, entre o Núcleo Habitacional Papa João Paulo e o Osmar Guaraci Freire e Gramados. Observando esta imagem, parece mais um parque ou bosque. 

Vários vizinhos se juntaram para cuidar da margem do córrego, que antigamente era depósito de lixo, entulho e criadores de transmissores de doenças. Um exemplo prático de cuidado da Casa Comum, transformação de um problema ambiental em um cantinho do paraíso, ao lado das suas casas.
A poucos metros a frente possamos observar o reflexo do cuidado e respeito com a Criação de Deus.
Podemos observar uma nascente perene, que são aquelas que só aparecem em épocas de chuvas.
A importância da mata ciliar faz com que os rios possam ter vida, vida em abundância, como podemos ver no vídeo a seguir:
Apesar de possui a mata ciliar ao seu entorno, o córrego Jurema se encontra entre 3 bairros e recebe há mais de 40 anos muita água pluvial, em períodos de chuva, vamos que o que esta água da chuva pode fazer?
Apesar dos problemas encontrados, a natureza não desiste, ela persiste, luta e enfrenta as diversidades e superando-as.
Ao lado de uma árvore que luta para sobreviver, luta pela vida, vemos a água, que é fonte de vida jorrar com muita vitalidade, parecendo dar força e esperança para a árvore caída ao lado.
Precisamos urgentemente conhecer o local onde vivemos, compreender que fazemos parte dele, e que respeitá-lo e cuidá-lo é primordial para que tenhamos vida e vida em abundância.
A água chega a jorrar da rocha, com sabedoria, mesmo encontrando suas dificuldades e empecilhos provocado por ações humanas, a natureza age com fé e esperança para atingir o seu objetivo de promover a vida para o planeta:
Quando observamos a natureza, percebemos que ela tenta se recompor das ações humanas, perdoar os erros cometidos contra ela e tentar, na medida do possível corrigir:
Moramos em áreas urbanas, muitas vezes não percebemos que para produzirmos bem estar, realizamos ações que podem interferir no nosso futuro e o futuro do nosso planeta, um problema sério é a absorção das águas das chuvas. Quando não temos a infiltração, matamos as nascentes, literalmente de sede, e também matamos elas por excesso de água, nos dias de chuvas, pois as galerias levam as águas urbanas diretamente para os leitos dos rios, escavando suas margens e assoreando.
Vamos finalizar, pelo início, isto mesmo, pelo início, mas da parte visível do córrego Jurema. Percebemos que num passado, para construir um habitat humano, foi sacrificado o habitat natural, porém a natureza luta com Fé e Esperança, para trazer a Vida, para a fauna, a flora e para o ser humano.
Neste período quaresmal precisamos de uma conversão ecológica, mas que seja completa, com ações prática, quer seja dentro das nossas casas, como na rua, pois tudo está interligado e tudo é interdependente, somos parte do planeta, da Criação de Deus, não somos donos, muito menos superiores a Criação, pois também somos parte da Criação. 


#LAUDATOSI



Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom 
#paroquianossasenhoradorosariodefátima 
#dioceseonline
Se inscreva no canal oficial da Diocese: youtube.com/diocesedeapucarana 
Pastoral da Comunicação/Sistema D.A de Comunicação - Levando a Diocese até você!