Neste sábado, 13 de março, dia devocional a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi marcado pelo plantio de 33 mudas, pela Pastoral do Meio Ambiente.
No local conhecido como "Quarteirão das Mangas", no centro do Núcleo Habitacional Papa João Paulo, abrangendo o encontro das ruas Rio Goioerê, Rio Alonzo e Rio Formoso, a pastoral do meio ambiente, junto com os moradores, plantarão 33 mudas de hibisco. Este número de 33 mudas nos remete há uma reflexão sobre a idade, da morte e ressurreição, de Jesus Cristo, que neste período quaresmal deve ser mais intensa.
Portanto a pastoral do meio ambiente, nos convida para além de uma conversão espiritual, também a uma conversão ecológica, como o papa Francisco nos sugere
na sua Carta Encíclica Laudato Si, sobre o Cuidado da Casa Comum.
Este foi um dos projetos mais rápidos, já realizados, pela pastoral do meio ambiente, surgiu da ideia dos moradores, que buscou a pastoral do meio ambiente no dia 7, que por sua vez somou forças com a associação dos moradores no dia 8, apresentado para a Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Agricultura no dia 8, a qual fez a perfuração dos buracos no dia 11 e a doação das mudas, no dia 12.
Estas mudas foram plantadas, na manhã do dia 13, por moradores e integrantes da pastoral do meio ambiente.
Durante o plantio foram surgindo moradores, do entorno, se dispondo para cuidar das mudas e regar até que estejam pegas.
Estes moradores são exemplos, a ser seguido, de pessoas que buscam cuidar do espaço, onde é próximo de onde moram.
Estas atitudes surgiram espontaneamente e em sintonia com o pedido realizado pelo Papa Francisco para que tenhamos um olhar especial para a natureza, um cuidado com a nossa Casa Comum, cuidando-a e protegendo-a.
No decorrer do plantio observou-se lixos espalhados pelo local. Resolveu-se então aproveitar o momento e realizar a limpeza, retirando o lixo que eram possíveis criadores de transmissores de doenças, como: Aedes Aegypti, escorpiões, baratas, moscas entre outros. O Cuidado com a Casa Comum deve ser completo, como o lixo, não deveria, mas fazia parte do ambiente, deveria ser retirado, como foi recolhido para tentar deixar o ambiente mais acolhedor e com menos riscos a saúde pública dos moradores do entorno.
Espera-se que atitudes como esta estimula a população a ter um cuidado melhor com o local onde moram, os seus bairros.
O nosso pároco Laércio José de Lara veio acompanhar de perto esta atividade que faz parte das atividades do dia devocional a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
#LAUDATOSI
Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom
#paroquianossasenhoradorosariodefátima