Continuando o projeto Água Fonte de Vida, Fé e Esperança, foi realizada a visita em mais uma nascente, ou melhor, conjunto de nascentes, localizada dentro de uma área particular. Visando o cuidado com a Casa Comum, a pastoral do Meio Ambiente vem conhecendo as nascentes da região de abrangencia da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, para melhor compreender o processo de colonização, desmatamento e recuperação da região, observando e analisando os efeitos da civilização humana, direta e indiretamente, nos recursos hídricos, para fins de realizar uma edução ambiental mais ativa e profunda.
Encontramos, de início, 2 pequenas represas, que aparentemente eram utilizadas para abastecimento de animais, bovinos, ou irrigação, pois há indícios de assoreamento e ravinamento, causado pelo gado, ocorrido há muitos anos atrás. É importante salientar que a área encontra-se em isolamento para recuperação, porém o impacto humano e a destruição poder ser rápido, mas a recuperação é muito lenta e muitas vezes pode ser dolorosa para o ser humano e outras espécies que depende desses recursos.Nste local, surge, discretamente, a nascente, que alimenta 2 pequenos lagos, com sinais de erosão e assoreamento, provocado ao longo tempo, por possíveis ações humanas e/ou de criação de animais. É fundamental compreendermos que no período da colonização a população da época não havia conhecimento sobre o cuidado com a natureza e do ser humano como integrante e dependente da nossa Casa Comum, o planeta Terra.A importância da mata ciliar é fundamental para o proteção das nascentes. Esta imagem é de uma nascente perene, ou seja, só percorre água nesse sulco, em épocas de muitas chuvas, em épocas mais secas não brotam água, apenas armazenam em seu subsolo, para alimentar a nascente mais abaixo. Mais ao centro da imagem observa-se folhagens características de nascentes e vegetação mais intensa, onde encontra-se a atual nascente, que por sua vez é muito discreta, com pouca vazão.Neste local as nascentes são discretas, com pouca vazão, devido ao entorno ser uma área pequena, de pouca absorção de água, apesar de possuir mata ciliar em estágio de formação, possivelmente de 10 a 15 anos de isolamento.O curso d'água apresenta traços característicos de assoreamento, causado, muito provavelmente, por ações, do passado, como criação de animais, sobre o curso d'água ou agricultura até muito próximo ao leito. Na imagem acima visualizamos praticamente a ausência da margem, ou seja, o barranco, ao lado da nascente. Na figura abaixo já há uma presença maior das margens, ou seja, os barrancos e uma vegetação mais espessa nas margens.
As duas últimas imagens são da mesma nascente, com uma distância entre as imagens de aproximadamente 100 metros. Fica bem evidente a importância da mata ciliar, pois a ausência dela, provoca uma lentidão na velocidade da água e até mesmo o aterramento e morte da nascente. A presença de vegetação ao entrono, protege, permite mais dinamismo e velocidade ao curso d'água, maior biodiversidade, enfim mais vida entorno da água que é fonte primordial da Vida.Podemos observar e concluir que o processo de colonização da região, provocou danos ambientais reparáveis e muitos não reparáveis. Com o passar das gerações, começou-se uma preocupação ambiental maior, assim como a aplicação de leis e a fiscalização, que protegem as nascentes e seu percurso.
O processo do cuidado sobre a Casa Comum está muito mais nítido no que se refere a proteção dos recursos hídricos, que em relação a outros problemas ambientais.
Atividades de conhecimento dos recursos naturais existentes na nossa comunidade, são fundamentais, para desenvolver o respeito pela natureza, entendermos como parte da mesma.
Deus criou o mundo, a natureza, e nos confiou para guardar e protege-la, portanto o respeito pelas obras da Criação, é fundamental.
#LAUDATOSI
Sabia que nossa paróquia tem uma canal no youtube? Clique no link abaixo e se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCzRMHHZ1bwjFm52FLyKOPEQ?fbclid=IwAR2UHN9PrGPx6DH_oqVhVMzl5_KsIr3sRfzh9FAAtTC4zlSOI3bhsyk8qoA
#pascom
#paroquianossasenhoradorosariodefátima
#dioceseonline
Se inscreva no canal oficial da Diocese: youtube.com/diocesedeapucarana
Pastoral da Comunicação/Sistema D.A de Comunicação - Levando a Diocese até você!