domingo, 29 de agosto de 2021

O Tempo da Criação será celebrado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana

Em sintonia com a Carta Encíclica Laudato Si Sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco e em comunhão com o nosso Bispo Diocesano Dom Carlos José, a paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Apucarana celebra o Tempo da Criação, de 01/09 a 04/10, com o tema: Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus. Acontecendo diversas atividades inspiradas na Laudato Si neste período. 

Em busca de uma conversão ecológica e um Cuidado da nossa Casa Comum teremos a Coleta de Óleo de Fritura usado, a Campanha de Descarte de Eletrônicos, a distribuição de mudas e ações de limpeza com retirada de lixos e materiais descartáveis na entrada do bairro e atividades de manutenção, organização e limpeza no viveiro de mudas e na trilha eco religiosa. Acontecerá também a missa de abertura, dia 29/08 as 19h e o enceramento com a missa de São Francisco de Assis com benção dos alimentos para os animais e benção dos animais Drive-thru após a missa. Para atingir o maior número de pessoas possíveis também terá vídeos com orações, disponibilizado na página da paróquia e no canal da Pastoral do Meio Ambiente e lives na semana da Criação. 

Convidamos para que você venha celebrar, participar e cuidar da nossa Casa Comum conosco, neste Tempo da Criação. As atividades terão início a partir do dia 29/08, com a missa de abertura às 19h, que também será transmitida pela página do Facebook da paróquia. Acompanhe a programação pelas redes sociais da paróquia e da Pastoral do Meio Ambiente. 


#TempoDaCriação

#LaudatoSi


sábado, 28 de agosto de 2021

Coleta de Fritura de 04/09 a 25/09 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana.


Sabe aquela deliciosa fritura? Para onde vai este óleo? Óleo e água não se misturam! Por isso, separe o seu óleo de fritura usado em um recipiente e destine corretamente. Cada litro pode contaminar de 10 mil a 1 milhão de litros de água, para que possa ser dissolvido totalmente na água.  















A partir do Tempo da Criação deste ano, seja nosso convidado para mudar de atitude, além de separar o óleo usado, destine corretamente. Nas missas deste final de semana, nos 28 e 29/08, você levará para a sua casa um galão para guardar o óleo de fritura usado. Pensando em diminuir os impactos ambientais os galões são todos reutilizados e devem ser reutilizados mais de uma vez e também poderá ser reciclado, a partir do momento em que não desejar mais reutiliza-lo.
A Pastoral do Meio Ambiente estará recolhendo, o seu óleo usado, antes das missas dos finais de semana, neste mês de setembro até o dia 25/09, onde também poderá ser levado o óleo durante o dia 25/09, das 9h às 14h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana. O material recolhido será encaminhado para uma empresa com responsabilidade ambiental, a Kapasi, que possui certificação ISO, que realizará a filtragem e encaminhará para uma fábrica de sabão e destinará corretamenteos resíduos. Ao entregar o seu óleo de fritura você ainda ganhará um brinde como incentivo, uma sacola ecológica.
Após este período continue guardando, pois teremos outra coleta em 19 março de 2022. Caso não tenha um recipiente correto, como galões de detergente, amaciante, garrafas PETs, a Pastoral do Meio Ambiente estará distribuindo a partir deste final de semana galões com esta finalidade.























Coloque em prática o chamado do Papa Francisco para o Cuidado da nossa Casa Comum, o nosso planeta, a natureza, o qual fazemos parte dela. Neste ano no Tempo da Criação, de 01/09 a 04/10, será celebrado o seguinte tema: Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus. Precisamos refletir e colocar algumas atitudes em prática para que todos possam ter um planeta digno para viver, fortalecendo assim a casa, a família de Deus, a qual somos parte. Venha participar também, das demais atividades em celebração ao Tempo da Criação que está acontecendo em nossa paróquia. Vamos juntos cuidar da nossa Casa Comum.



















#TempoDaCriação
#LaudatoSi
#PastoralDoMeioAmbiente
#PastoralDaEcologiaIntegral
#ColetaDeÓleodeFritura

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Crismados e padrinhos recebem mudas e sacolas ecológicas como lembrança.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, nos dias 04, 05 e 06/08, ocorreu o Crisma, com a presença do nosso bispo diocesano Dom Carlos José. Cada um dos 114 crismados recebeu uma muda de pitanga, já os padrinhos ganharam uma sacola ecológica. 

Este projeto foi idealizado pela pastoral do meio ambiente, juntamente com o pároco, padre Laércio José de Lara.

As mudas de pitanga são de produção própria da pastoral do meio ambiente, em seu viveiro, localizado dentro da paróquia. Elas devem ser cuidadas, regadas a cada 2 dias e replantadas em um período muito simbólico para a nossa igreja, durante o Tempo da Criação, de 01/09 a 04/10. 


Como é uma planta de crescimento considerado médio, pode chegar de 3 a 4 metros de altura, quando adulta, deve ser plantada na calçada, afastada 50 cm do asfalto, dentro dos quintais ou em outra área que seja de fácil acesso para o seu cultivo, como a rega, a limpeza e a  colheita dos frutos.

Os pais e os catequistas, juntamente com a igreja, plantaram a semente da FÉ, cuidaram, regaram, incentivaram, o crescimento espiritual. A pastoral do meio ambiente, plantou, cuidou e regou estas mudas que estão sendo entregues, assim como precisamos plantar e cultivar a nossa FÉ. 

A partir do recebimento deste sacramento, tão importante, cabe aos crismados e aos padrinhos, a responsabilidade de cultivar e cuidar da FÉ, para que possa frutificar com o passar do tempo. Ao receber estas mudas, os crismados terão a responsabilidade dupla: de cuidar, regar, adubar, cultivar, para que possa crescer, desenvolver e frutificar, tanto na FÉ, como as mudas de pitanga que receberam. Esperamos que os frutos, da nossa FÉ e das pitangueiras, possam servir como fonte de vida e alimento. 

As sacolas ecológicas, que foram entregues para os padrinhos e madrinhas, carregam o tema: ALEGRIA DE AMAR E CUIDAR DA CASA COMUM. Com o objetivo que possa ser usada, substituindo as sacolas de mercados, em pequenas compras, desenvolvendo assim a consciência ecológica, colocando em prática o amor e o cuidado com a nossa Casa Comum. Foram confeccionadas de algodão cru, de origem vegetal, na sua cor natural, em sintonia com o respeito a nossa casa Comum, o meio ambiente. 

Estas duas lembranças foram distribuídas para os 114 crismados e seus padrinhos no decorrer dos três dias do Crisma, com o objetivo de despertar a responsabilidade do Cuidado, com a Nossa Casa Comum, da Criação de Deus, da natureza  e da nossa FÉ. O principal objetivo é de desenvolver um crescimento espiritual e ecológico.


#PastoralDoMeioAmbiente

#PastoralDaEcologiaIntegral

#Crisma

#LaudatoSi

#SacolasEcológicas

#EcoBags