O início das atividades, em 2021, da Pastoral do Meio Ambiente, com o cuidado da Criação ocorreu, em 23/01, realizando algumas atividades entre o núcleos habitacionais Papa João Paulo e o Osmar Guaraci Freire:
Plantio e estaqueamento de mudas de palmeira, de limão rosa e de mexirica.
Produção das mudas por um dos integrantes da Pastoral do Meio Ambiente.Nivelamento para calçamento de paver.
Este local era há muitos anos abandonado, servindo como depósito para jogar lixos e entulhos, tornando criadores de transmissores de doenças. Há mais de 10 anos este espaço vem sendo, aos poucos, cuidado e melhorado pelo Luís Inácio e Graça, ambos já fazem parte da Pastoral do Meio Ambiente, que está auxiliando eles nesta missão de cuidar da natureza, tornando um local agradável para quem passa pelo trajeto. Como é uma área ampla, vem sendo melhorado de acordo com a disponibilidade de ambos e agora com o apoio e auxílio da Pastoral do Meio Ambiente com o plantio de algumas mudas instalação de placas de advertência e nivelamento do terreno.Limpeza ao redor das mudas de cerejeiras. Estas mudas foram plantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas necessita de acompanhamento constante e algumas intervenções de limpeza mais específica, para garantir o desenvolvimento das mudas, evitando o sufocamento do capim, entre as roçagens, ao seu redor. Faz alguns meses que um dos integrantes da Pastoral do Meio Ambiente vem acompanhando o desenvolvimento destas cerejeiras, neste local, com visitas e limpeza, ao redor das mudas.
Vale lembrar que na região de abrangência da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, existem outros locais públicos, que antes eram problemas ambientais e sanitários, que foram adotados por seus moradores e transformados em verdadeiros cantinhos do paraíso, exemplos de cuidado com a Criação e com a Casa Comum.